28 setembro, 2007
O cliente nem sempre tem razão
Acho que poucas pessoas sabem o que se passa em uma loja. Costumo dizer que dá pra escrever um livro de memórias sobre clientes. Há desde os bem bacanas até os que dão mais trabalho. Cliente é cliente e se tenho eles, não posso reclamar. Entretanto, há aqueles que tem bom-senso e aqueles que não tem. Acho péssimo aqueles que querem criar encrenca. Se escrevesse um livro, faria um capítulo só de trocas. Trocar não é um problema. A questão é quando o cliente usa, arranca a etiqueta, traz a roupa com cheiro de cê-cê e jura de pés juntos que não usou. O mais engraçado é que vem com a maior cara lavada. Aí, quando informados que a troca não será realizada, começam a ameaçar. Dizem que vão chamar o Procon, a polícia, enfim... depois passa para o "você não sabe com quem está falando", "gastei horrores na loja do lado",... enfim... aquele barraco. Que situação mais sem classe, né? Acho que muitas pessoas perderam o bom-senso e a classe. Se é que hoje em dia valorizam essa qualidade. Tem gente que vem na loja falando que moram em uma casa enorme, tem tantos carros, enfim... Se exibindo mesmo e na hora de pagar querem dar um calote com cheques de terceiros ou de contas abertas recentemente. É... que não trabalha no comércio não sabe, mas existem muitos inadimplentes por aí. Gente que compra e não quer pagar depois. Não se trata apenas da classe mais popular, mas a classe média tem dado muito calote também. Acho que essa atitude de destratar uma vendedora de loja ou alguém que está atrás do balcão deve vir da nossa herança colonial. Muita gente não sabe, no entanto, que não é certo destratar alguém só porque se está prestando um serviço. Enfim... a minh conclusão é que nem sempre o cliente tem razão.
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Um comentário:
Oi!
Vi seu scrap sobre as alcachofras, e lembrei do seu blog!
Sabe, esse negocio ai eh um problema muito recorrente aqui neste "nuestro pais".
Cultura da vantagem. Porque eu PRECISO levar vantagem. Seja la em que for. E eh claro, para levar vantagem em algo, usam a vantagem em outras coisas (casa, carro, gastei x na loja do lado). Triste isso.
Depois, se interessar, eu conto uma coisa que eu reparei que acontece aqui e nao vejo em outros lugares.
De qualquer maneira, acho que vc poderia reformular sua conclusão.
"Cliente educado sempre tem razao"
ou melhor
"cliente mal educado nem sempre tem razao".
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